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21 de fev. de 2017

O que visto para trabalhar atesta meu profissionalismo?


Bom dia, meninas!

De novo, me perdi no tempo com tantos afazeres e deixei nossa página às moscas, né?
Embora eu tenha grande paixão em escrever, não tenho tido tempo para essa atividade, mas vamos lá!

Escolhi o post de hoje depois de ler algumas matérias falando da “obrigatoriedade” do look formal para atestar o profissionalismo.

Bem, todas sabemos que a roupa fala muito sobre a pessoa, que para o ambiente de trabalho, precisamos considerar a política da empresa, se é mais formal, muito possivelmente precisará de um look mais sério e elegante, entretanto, se não tem a necessidade de tanta seriedade, temos que ter o mínimo de bom senso na hora de escolher a roupa que vamos vestir.

Eu, particularmente já trabalhei em órgãos do poder executivo e legislativo, da capital Federal e tive que acordar horas antes do início do expediente para escolher aquela saia social com meia, scarpin e camisa de seda para me vestir impecavelmente com acessórios chiques, cabelos escovados e uma unha bem feita. E embora eu me sentisse elegante e poderosa, me comprometia muito com custo financeiro(comprando, roupas, sapatos todo mês) e ainda o tempo que necessitava para me preparar para o dia de trabalho... Aaaai como eu sofria! Rsrs...

Acredito que esse dilema é de uma grande parcela da população feminina, ainda que não seja para cumprir expediente em órgãos do governo, mas mesmo uma professora, uma recepcionista ou uma vendedora, passa horas na frente do espelho para decidir o que usar para trabalhar, e essa postagem é mais um desabafo mesmo, considerando que essa realidade afeta muitas de nós; e em determinado momento da vida, não sei se porquê conquistamos o nosso espaço ou porque cansamos desse investimento que no fundo é mais para os outros que para nós mesmas, mas chega uma hora que tudo que queremos é colocar aquele jeans, uma sapatilha confortável, bater o cabelo depois de lavar ou fazer o prático rabo de cavalo e ir à luta! Afinal, não são nossas vestimentas que nos fazem boas profissionais, mas o comprometimento e dedicação pelo que fazemos.


Está bem!  Sabemos que em dias especiais, talvez aquele dia de reunião, ou uma apresentação em público, precisamos investir mais no look do dia, mas não tem necessidade de tanto exagero se vou chegar na sala, sentar no computador e digitar horas a fio... ou passar o dia inteiro convencendo clientes chatos e exigentes a comprar produtos ou serviços que estamos vendendo, ou mesmo dominar uma sala com uma turma cheia de alunos adolescentes que não param de conversar enquanto tentamos explicar a matéria.

Sei que vou falar de situações de décadas atrás, mas a biografia de Steven Jobes detalha direitinho o início da carreira dele, que nunca se importava com a opinião das pessoas e ia trabalhar de bermuda e chinelo, as vezes até descalços. hehehe...  Ele era um gênio e se tornou um bilionário! Quem o julgaria pelo que ele vestia? Ninguém!

Infelizmente ainda tem empresas que insiste em viver do passado, empresas quadradas, escritórios engessados, certinhos, sem nenhuma visão de dinamismo e cheio de burocracias.Mas hoje, em pleno século XXI, as maiores empresas não controlam mais seus funcionários com cartão de ponto, pelo contrário, dão mais liberdade: quanto o que vestir, como executar o trabalho: se na hora do almoço ou nos fins de semana... Usar jeans e tênis não vai definir o nível do profissionalismo de ninguém!

As empresas devem ser mais liberais... em anos de crises e dificuldades como o que estamos vivendo, a última coisa que queremos é gastar nosso suado dinheirinho em roupas novas e horas no salão de beleza enquanto podemos muito bem nos apresentarmos com o que temos em casa.

Ou as empresas se adaptam ao novo formato, ou terão que gastar tempo e dinheiro tentando motivar funcionários a continuarem no pique para não perde-los para empresas mais liberais, ou então gastando tempo e dinheiro com capacitações de novos funcionários até esses mesmos se desmotivarem e saírem também.

Meninas, é disso que estou falando! Precisamos nos vestir a fim de nos sentirmos bem e confortáveis, independentemente do que as pessoas dirão! Não é porque não faço a unha toda semana e só uso jeans que não sei redigir um bom texto, ou falar educadamente, ou vender grandes produtos ou cumprir com uma missão dada pela chefia da minha empresa. Com bom senso na escolha do que vestir, que não seja indecente, ou algo extravagante que chame muito a atenção, ou em trajes mal conservados e sujos, acredito que tudo vale, do jeans com tênis até um tailleur, terno e sapato de salto! A intenção é um vestuário limpo e confortável. Comprometimento e dedicação são o que mede nosso profissionalismo, a vestimenta impecável acaba sendo apenas um cartão de visitas para a entrevista e dias de expediente especiais.

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