Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

19 de set. de 2016

Focando nos Objetivos Profissionais

Oiê, meninas!

Resolvi fazer um post, alem de informativo, mas que tivesse atividades práticas para praticarmos, ok? É bem legal!

Esse post é parte do modulo 1 da apostila do Curso-Mulheres Conectadas que está em andamento e que disponibilizarei para todas as meninas e mulheres que buscam objetivos profissionais.

Vamos la!

Para iniciar é preciso um grande salto! Esse passo é o mais difícil porque vai requerer de você uma enorme força de vontade, de parar tudo o que está fazendo, sentar, de preferencia a sós com caneta e papel em mãos.


Vai lá! Pega um caderno e caneta, confira se não tem ninguém por perto para atrapalhar e vamos nessa!

Pronto? Pegou caneta e papel?

Agora escreva seu nome, idade, se está trabalhando ou desempregada e todas as atividades e empregos que você já teve, desde os primeiros até os últimos. Escreva cada trabalho ou atividade que você já exerceu, ate um freelance(bico). Faça com calma e tente colocar todas as suas atividades, desde sacoleira, diarista, secretaria, vendedora, domestica e qualquer que tenha sido seu trabalho, ok?

Pronto? Não esqueceu nada? Volta la! Aquele trabalho temporário que teve? Você num foi representante de cosméticos femininos? Aqueles que vendem nas revistas? Coloca lá! Também foi uma atividade... Agora terminou? Você num ganhou um dinheirinho fazendo unha e cabelo? Lembra àquela creche que te pediram ajuda? E o estagio? Tudo vale!...

Pronto agora? Tem certeza que não fez mais nada? Pode colocar até o que não foi remunerado, mas foi uma experiência positiva ou negativa. Isso conta também!

Num outro momento, peça para seu companheiro, ou outro homem adulto que conheça para fazer essa mesma lista, veja a distinção das atividades! Daí você já parte a considerar as diferenças entre oportunidades para homens e mulheres quanto aos trabalhos oferecidos... Dificilmente vai ver um homem que trabalhou numa creche ou foi diarista, né? É até engraçado pensar... Mas há muitos casos de mulheres que trabalham com obras, excelentes ladrilheiras, marceneiras, pintoras, entre outros, e continua crescendo o número de mulheres fazendo o trabalho considerado de homens. 

A diferença dos homens é que enquanto as mulheres faziam todas essas atividades corriqueiras e pesadas, elas continuavam com os afazeres domésticos e familiares... Não deixou de cuidar das crianças, leva-las à escola, ajudar na tarefa de casa... Nem da casa com todo serviço doméstico pra ser realizado diariamente, além de correr para conseguir uma pontinha do tempo para os cuidados pessoais como uma boa hidratação no cabelo ou fazer a unha.
  
Mas vai lá, volte a sua lista! A intenção maior aqui não é confirmar as diferenças de gêneros gritantes que existem, mas ajudar na descoberta, criação e aprimoramento de Objetivos Profissionais de Vida- OPV, para as mulheres.

Toda mulher precisa traçar objetivos, metas, propósitos... Chamem do que quiser! Mas quanto mais cedo você buscar e descobrir seus interesses e habilidades, menos tempo você gastará com tentativas de insucessos... Mas o que vem a ser isso na prática?

Se você experimentou fazer a unha da sua vizinha, naquele sábado que não tinha uma única vaga no salão de beleza do seu bairo para aquela formatura da filha dela e ficou um trabalho muito bem feito, pode muito bem pensar em investir em técnicas que te habilite mais para continuar nesse ramo, num curso profissionalizante, ao invés de tentar aprender a fazer massagens linfáticas sem ao menos ter ideia de como fazer! Há vários cursos on-line grátis na Internet e presenciais em instituições como o Sistema S-, formado pelo Sebrae, Senai e Sesc, entre outros.

Comparou a lista que fez? Percebeu quantas atividades foram feitas que você não gostou? Não te rendeu nada? Nem mesmo a experiência? Não pense assim, muitas experiências ruins que você passou na vida pode trazer grande bagagem de aprendizado... Vale a pena considerar!

E aquela atividade que você foi obrigada a fazer e no final aprendeu e gostou bastante? Adorava fazer aquilo até o dia que não pode mais...lembra?  Foi difícil começar de novo, não é? Pois bem, se esforce para fazer apenas o que lhe agrade ou por um bom dinheiro, se a proposta for difícil, mas valer a pena. 

Tente não errar mais investindo tempo, dinheiro e dedicação àquilo que não lhe dá prazer ou não esteja na sua lista de objetivos de vida.

Na sua lista tem varias atividades distintas que você exerceu, contudo, foram necessária por falta de opção, não foi? Mas você deve buscar entre as opções, não o que é mais rápido ou tenha maior rendimento financeiro, mas aquilo que você gosta de fazer e tenha certa habilidade em desenvolver. Assim fica mais fácil!

Para você ter maior produtividade no trabalho e reconhecimento profissional, você precisa se aperfeiçoar, sim! Perfeição é o que temos que buscar! Sabe aquela palavrinha difícil que ouvimos algumas vezes?

Expertise: É uma competência ou qualidade do especialista!

Isso mesmo, para ter a expertise, não é necessário somente o conhecimento intelectual, estudos, cursos, faculdades. Uma manicure só consegue a expertise depois de muitas mãos e pés feitos!

A partir de agora, trabalharei dando como exemplo a atividade de manicure, ok?

Você sabe que a maioria das manicures inicia a profissão sozinha, sem ter aprendido a técnica num curso profissionalizante? Muitas delas aprenderam com a amiga, enquanto viam o trabalho sendo desenvolvido, ou mesmo sozinhas tentando fazer a própria unha.

Quando percebiam que a unha da mão esquerda estava ficando fundinha e bem pintada, já partiram para fazer a da amiga como teste até estar recebendo alguma quantia pelo trabalho realizado.

É assim que acontece com as habilidades que toda mulher possui. Normalmente começa pela única, ou melhor opção no momento, mas depois da vivencia, da experiência, deve-se  passar a refletir se essa atividade é a melhor opção dentre as outras, se é fácil ou não de exercê-la...

Se você percebe que é algo prazeroso e você tem facilidade em aprender, continue nela. Seja curiosa! Pergunte como fazer! Aprenda as novas técnicas e busque ajuda profissional como cursos profissionalizantes.

Se você resolveu que vai continuar nesse ramo, não perca tempo! Deixe para aprender a fazer outras atividades como escova e sobrancelha quando tiver mais tempo livre. Aproveite o tempo que tem agora para investir em técnicas de manicure e pedicure com o objetivo de ser a melhor manicure do seu bairro!

Procure cursos grátis, vídeos na internet, cartilhas, palestras e toda atividade sobre esse assunto que possa fazer de você uma Espertise nessa área.

Muitas pessoas erram por gastar tempo e dinheiro em atividades e cursos distintos a fim de achar um emprego ou salario melhor.

O problema é que as empresas e clientes não querem profissionais que saibam fazer de tudo, mas aquele que faça uma atividade muito bem feita! Para isso há vários cargos na empresa, um para cada área.

O que será proveitoso para a manicure fazer um curso de RH? Se for um curso de Atendimento ao Cliente até será bem proveitoso, no que tange a melhoria com atendimento aos seus clientes, enquanto funcionaria de um salão de beleza ou quando proprietária da sua própria esmalteria, mas se há possibilidades de investimento, que seja num curso de esmalteria ou de decoração em unhas, ou de como abrir a própria empresa.

Não saia fazendo tudo para ter novas oportunidade! Escolha s atividade especificas que ja tenham alguma experiencia e busque aperfeiçoamento até ser a melhor!

Agora, àquelas que conseguem escolher um curso superior ou profissionalizante porque gostam ou porque perceberam que tem habilidades na área, pode ser o melhor caminho, mas a maioria das vezes não é o que acontece! Normalmente faz se o curso de menor duração ou com mensalidades mais baratas, ou mesmo porque acreditam que tem maior facilidade de colocação no mercado de trabalho, colocando cada vez mais profissionais formados na lista dos desempregados.

Apostila Dilemas- Cidadania Juenil

Apostila Dilemas - Vida Digital


Nenhum comentário: