Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

6 de fev. de 2012

A importância de Estudar com os Filhos


     A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. E essa aproximação facilita a alfabetização e o conhecimento maior em todas as disciplinas. Como o suporte principal de aprendizado na escola é o livro didático, ler diariamente, e com prazer, facilita essa descoberta com os livros desde cedo.
Quando se é acostumado a ler desde pequeno, torna-se muito mais preparado para os estudos e obtêm  uma visão de mundo maior.  Isso quer dizer que o contato com os livros precocemente pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
     E, crianças aprendem o que veem de seus pais, se a família é adepta de literatura frequente, eles, consequentemente se familiarizarão com esse hábito.
Mas como tirar esse tempo? Como conciliar os afazeres diários, os estudos com os filhos e a leitura por prazer? Sim, porque há essa distinção, e ambos devem ser feitos com frequência,  a tarefa de casa, a matéria para a prova e a leitura de um bom livro de literatura durante um momento de lazer ou mesmo na hora de ir dormir.
     Todos os dias, mesmo com a rotina diária, deve-se tirar esse momento, deixe a panela no fogo, cozinhando feijão, enquanto isso, sente-se com seu filho, num local apropriado, e vá estudar com ele, ajude-o sempre nas tarefas de casa, tenha paciência! Sei como é difícil! Passo dias cansativos com um bebê chorando enquanto ensino minha filha a separar as sílabas, subtrair quantias e resolver questões de geografia, contudo, sempre participando desses momentos.
     Tire um tempinho, diariamente, para organizar os livros e cadernos na mochila, veja como estão os lápis de cor, se estão em ordem ou se todos estão sem ponta, pare um minuto e aponte-os, imagine a alegria de seu filho ao abrir a mochila e perceber a organização? Ou, quando precisar daquele lápis cor de pele que ele tanto usa e o encontrar afiadinho? Poupará minutos da aula dele em frente à lixeira,  (isso, porque eles nunca usam os apontadores de baú), só servem para enfeite, eles sempre querem levantar do lugar e apontar os lápis fora de suas carteiras. Faça do quarto deles, ou mesmo do seu quarto, ou a mesa da cozinha, o cantinho de tarefas, tire tudo que lhes tire a atenção(a televisão deve estar 10 km de distância), e organize os materiais com eles, faça um lanchinho e pergunte sobre o dia na escola, sobre as novidades com os colegas, saiba conhecer seus amigos, os nomes mais significativos para eles, isso é de fundamental importância no vínculo entre mãe que agora também é professora e filho que nesse momento se transforma em aluno.
     Inicialmente, ao invés de presenteá-lo sempre com um brinquedo, faça diferente! Dê um livro, estimule-o a gostar de ler, descubra o seu personagem preferido e dê um livro com o tema dele, tem vários livros da Barbie, Cinderela, revistinha do homem aranha... Isso, porque até um gibi é uma ótima maneira de estimulá-los a ler literaturas enormes e futuramente grandes livros técnicos.
     Num segundo momento, peça-o para ele mesmo comprar um livro, convide-o para ir a uma livraria e escolher o que lhe agrada, ou mesmo uma biblioteca pública, onde vocês poderão escolher um livro ou dois e levá-los com o compromisso de devolvê-lo dias depois. Afinal, é do futuro de nossos filhos que estamos falando, ao invés de ficarmos em frente ao computador e eles jogando vídeo game, vamos nos desconectar, um pouco, da “era moderna” e sentarmos juntos para passarmos prazerosos momentos de leitura produtiva para o futuro.

     Um conceituado pediatra daqui de Brasília, (Dr. Renato Pantoja) fala sempre, momentos antes de suas consultas: Toda mãe deve cantar para os seus bebês desde o ventre materno até o seu primeiro ano de vida e ler historinhas para as crianças do primeiro ano de vida até o sétimo, para que facilite seu gosto pela leitura, pois, quando ele tiver 15 ou 17 anos, ele terá um hábito saudável de ler diariamente e passará em qualquer prova de vestibular.

Pensamento: Uma criança sem livros é um prenúncio de um tempo sem ideias.
                     Maria Dinorah – Professora e escritora
O Livro e a América

Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto -
As almas buscam beber...                                
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar.

Extraído: O Livro e a América
Castro Alves


5 comentários:

fabi disse...

Meu filho terá computador sim, mas antes terá livros!!!

fabi disse...

Adorei essa postagem Paula, como é importante termos essa consciência em participar na educação de nossos pequenos. Adorei!

Paula Araujos disse...

Eu concordo! Hoje em dia, computador é fundamental, mas antes, temos que incentivá-los a ler, e ler muito.

Paula Araujos disse...

Brigadinha!

Anônimo disse...

Fabina
Otimo texto, tb penso assim.