Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

8 de mar. de 2016

Dia Internacional da Mulher - O que comemorar?


Oiê!
 Então meninas, o dia chegou! 

Hoje é comemorado internacionalmente o dia da mulher, entretanto, não podemos nos ater ás comemorações, afinal, hoje é também um dia de luto e data que remete a muita peleja.

 Essa data foi escolhida num contexto de lutas feministas por melhores condições de vida e de trabalho, alem da busca pelo direito ao voto. Mas  a luta feminista já existia antes disso, desde o seculo XIX, onde as mulheres já reivindicavam melhores condições de trabalho e igualdade de gênero.

 Naquela época, as fabricas e industrias estavam abarrotadas de
homens, mulheres e crianças trabalhando, sem condições necessárias e atendendo a exploração desenfreada de pesadas demandas de produção, com isso, foram organizados protestos, inclusive para o fim do trabalho infantil e remuneração adequada e compatível, contudo, por mais que as mulheres argumentassem, sua renda era vista como complemento à do marido, pai ou irmão e não podia ser equiparada a renda dos homens, sendo assim, não podia ser atendida.

Embora haja divergências de datas para comemorar o dia Internacional da Mulher, haja vista que antes mesmo do dia 8 de março já houve casos de protestos com consequências trágicas para os manifestantes, e após esse dia também, como no dia 25 do mesmo mês, uma fabrica onde trabalhavam mulheres até exaustivas 16 horas diárias, num frio intenso à beira da maquina de costura, produzindo e recebendo por peça confeccionada que mal dava para pagar o aluguel do pequeno quadrado que moravam, e que não sobrava nem para a alimentação, alem de ver suas crianças deixando a escola para contribuir no serviço delas, fazendo o acabamento nas roupas, cortando as pontinhas das linhas que sobravam da costura em amontoados de tecidos e fios de algodão por toda parte que se tornou em combustível inflamável no trágico incêndio, que resultou na morte de 146 pessoas, entre elas, 125 mulheres queimadas vivas, ou que se jogaram pelas janelas, pois seus patrões trancavam as portas para impedir tentativas de fuga antes do horário estipulado por eles. Além de outros trágicos acontecimentos no dia 8. Portanto, esse dia foi reconhecido oficialmente como o dia Internacional da Mulher, entretanto, os números mostram a discrepância para comemorações nos dias atuais. Vejam:
  • A cada 90 minutos morre uma mulher de femicídio;
  • No Brasil, 179 relatos de violência contra a mulher por dia;
  • O Brasil é o 5º lugar em assassinato de mulheres;
  • Cerca de 133 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital;
  • Aproximadamente 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado;
  • Uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência por parte dos homens ao longo da vida.
  • O Brasil tem uma das taxas mais baixas no mundo de presença das mulheres no Congresso Nacional.
Aos poucos, muito pouco, ganhamos espaço e reconhecimento, mas ainda não é o suficiente! O processo está muito lento e não temos muito tempo. As mulheres ainda têm que ter maior qualificação ou trabalhar mais para receber os mesmos salários que os homens, alem de outras atividades que precisam exercer com mais eficiência e com resultados mais expressivos para ter o mesmo direito que os homens, mesmo que pesquisem apontem que as mulheres são melhores nas multitarefas, no transito, como gestoras e outros...


Mas para esse dia, a homenageada é você e eu, que trabalhamos em casa e fora dela, procurando aumentar o orçamento da família, e buscando reconhecimento pelo dificultoso trabalho que desenvolvemos no mesmo período de trabalho que os homens desenvolvem, porem, se dedicando a casa, aos filhos, estudos e afins, enquanto que os homens só se preocupam com as atividades profissionais.

Homenagem especial às mulheres com deficiencia física, mental e/ou intelectual que fazem tudo que nos fazemos, entretanto, com mais dificuldade e menos oportunidade. À vocês, todo meu reconhecimento!

Além da carinhosa homenagem às mulheres de Deus, que passam por dificuldades diariamente, caladinhas, tendo apenas Deus como auxílio nas suas batalhas.

 Consulte os detalhes sobre o trágico incêndio na fábrica:

Nenhum comentário: