Bom dia, meninas!
Então, vamos lá!
Fiz um cronograma para vocês que me acompanham se programarem também com as postagens, pois as publicações agora serão semanais e não mais mensais como antes, e dirigidas aos nossos principais dilemas: vida profissional, pessoal, filhos, casamento, família, estudos e qualificações gerais. Sendo cada semana um post, certo?
Precisamos estar comprometidas com nossos afazeres, sejam eles no trabalho, em casa ou na escola, e a falta de concentração compromete o bom rendimento das tarefas, por isso é necessário parar um pouco para se organizar, a fim de melhorar todo o processo.
Mas para não perder a concentração, o mais importante é tirar do caminho tudo que possa causar distração, e as redes sociais, WhatsApp e diversos aplicativos são hoje os maiores inimigos do bom profissionalismo, embora sejam ótimas ferramentas de comunicação e divulgação de produtos e serviços. A questão é saber separar o uso pessoal do profissional.
Vamos às dicas...
Primeira dica: Organização do ambiente.
Juntar os instrumentos de trabalho por funcionalidade e categoria: grampos, clips, canetas, marca texto, grampeadores, entre outros, próximos uns dos outros e separa-los em potinhos e portas trecos, (até as latinhas de balinhas poderão ser aproveitadas contribuindo com a sustentabilidade). Caixas de entrada e saída de documentos separadas, próxima a mão para facilitar a consulta.
Para as gavetas, separar tudo pela ordem das prioridades: os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no dia, semana ou mês atual nas gavetas de cima, daqueles contínuos de longo prazo que são pouco usados nas gavetas de baixo.
Seguir a mesma sugestão para os armários: separados por tipos de arquivos e documentos, instrumentos de funcionalidade e por prioridade(colocando nas repartições acima). Já nas prateleiras de baixo, os de pouco uso.
Deixe um copo ou canequinha para uso pessoal e decore a mesa com flores, brinquedinhos, enfeites e fotografia da família para alegrar e harmonizar o ambiente. Na falta do porta retrato, pode usar um ímã para prender a foto ou mesmo um fita dupla face presa ao computador, armário ou parede(cuidado para não danificar a tinta da parede ou a fotografia).
Faça anotações das prioridades do dia: no próprio computador (pode ser um arquivo do word salvo na área de trabalho como documento importante, bloco de notas ou lembretes na tela), agenda virtual, tablete, ou mesmo um caderninho... e lembre-se: aceitar atividades de ouvidos e esquecer de anotar pode causar um desastre. Esteja atenta!
Para maior praticidade, anoto tudo no caderno, manualmente mesmo, depois, com tempo, organizo na agenda do Google e salvo no drive. É pratico e não custa nada.
Seguiremos com outras dicas no próximo Post.
Bjs.
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