Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

22 de mar. de 2012

Afinal, qual o principal papel dos pais?


     Para nós que somos mães, um dos nossos dilemas é como educar nossos filhos, como lhes ensinar  a ter  responsabilidade, como fazer deles homens  e mulheres de bem.

     O papel dos pais na vida do filho é singular, em todos os aspectos e  em todos os momentos da vida  dele. Esse papel  exige primeiramente, uma reflexão de nossa parte, uma vez que o filho não pede para nascer, contudo é colocado na vida por desejo dos pais, ou não! Começa aí a reflexão... eu quero ter um filho? eu estou preparada para ser mãe? será que essa é a hora para eu engravidar? Os filhos são frutos do relacionamento, o terceiro da relação e de total responsabilidade  dos seus gestores. Não existe ex-filho ou ex-mãe, quando se é mãe, é mãe para
toda vida! E temos que ter esse compromisso, tem que nos pesar essa responsabilidade. Eu digo pesar não pensando no peso como algo negativo, o filho em si, mas a responsabilidade diária e para toda vida. E essa responsabilidade não é só com o bem estar físico e mental, mas a responsabilidade com amor e todos cuidados necessários.

    Para auxiliar na edificação da responsabilidade nos filhos, com conscientização, deve se iniciar desde a infância, desde quando o bebe já consegue colocar os bloquinhos de volta na caixa de brinquedo, desde quando a criança já consegue organizar o quarto, tirar o uniforme da escola e colocá-lo no cesto de roupa suja e posteriormente lavar seus próprios tênis, fazer suas tarefas escolares e mostrá-las aos pais para ser conferida e corrigida, caso necessário.

     Devemos sempre nos questionar: o que estou fazendo para moldar o caráter dos meus filhos? Será que os estou preparando para a sociedade cruel e competitiva de hoje? Será que estou sendo honesta e sincera nos ensinamentos com eles? Sim, porque se desejo que meus filhos cresçam como homens e mulheres de bem, preciso testemunhar, por meio da minha própria vida, a educação, cordialidade, amor ao próximo,  honestidade e sinceridade, para que, por meio do meu testemunho, eles possam se espelhar. Não adianta a teoria, os ensinamentos com palavras, se não vivê-los diariamente em nossas próprias vidas.
     Essa responsabilidade é erguida aos poucos, desde a infância, ao longo de vários  anos, aprendendo e ensinando diariamente, entretanto, se  entregamos nossos filhos a Deus, esse trabalho de educar e ensinar fica  mais fácil, haja vista que nós os ensinamos, porém, Deus é que os guiará pelo caminho certo, ajudando-os a não desviar dele.

Pensamento: Ensina a criança no caminho que se deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6




Nenhum comentário: