Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

23 de dez. de 2015

A Importância do Pai.


Boa tarde, gente!

Então..

Desculpe a minha falta nas postagens mensais, mas prometo que me disciplinarei a partir de agora. Não vou dizer que é falta de tempo, pois tem provas contra mim aqui mesmo no meu POST: Há Tempo para Tudo! E já vou começar com um assunto de suma importância, principalmente para as mães de meninas, como eu, que tenho a Anna Luiza, hoje com 10 anos, uma linda moça por sinal... rsrsrs

Vamos lá!

Já iniciaremos falando de uma pesquisa que comprovou a importância do papel paterno na criação dos filhos, em especial as meninas. Segundo a Ong ProMundo, que acompanhou de perto a pesquisa feita em parceria com a Universidade Federal do Pará, a Plan International Brasil, no Maranhao, e o Fundo das Nações
Unidas para a Infância (Unicef), com o apoio da Fundação Ford, durante os anos de 2013 a 2015, o estudo mostrou que a presença do pai durante a gravidez e após o nascimento do filho incentiva as mulheres a buscar os serviços de saúde materna e neonatal, ora, para as mães que tem seus companheiros por perto nessa delicada fase da vida,
é um entusiasmo participar de consultas, exames de ecografia e até o trabalho de parto se torna mais leve ao lado deles.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Alice Taylor, o relatório apresentou uma média de 15 anos de idade para o casamento e de nascimento do primeiro filho para as meninas entrevistadas, diferente dos meninos, que a média é de nove anos mais velhos.

Continuando com a coordenadora, segundo ela, as meninas com a presença do pai na educação têm maior autoestima e escolhem parceiros com comportamentos e atitudes mais igualitárias em termos de gênero. Elas também vivenciam menos violência sexual ou atividade sexual precoce e indesejada. (grifo meu).

Portanto, estimular o envolvimento do pai na vida dos filhos de forma ativa é uma das principais ferramentas de prevenção contra o casamento precoce, inclusive essa já é uma das estratégia recomendadas no relatório.

Só com esses resultados já enxergamos um grande motivo para tentarmos manter os pais presentes na criação dos filhos. A pesquisa diz que o pai presente ativamente na criação e educação deles causa uma maior segurança em casa, além de ser referencia para escolha das meninas quando forem procurar seus parceiros. Isso não é lindo? Meninas procuram, inconscientemente por parceiros parecidos com seu pai. Por isso o bom exemplo como referencia é tão importante para elas.

Em contrapartida, pais ausentes e violentos provocam revolta e faz com que os filhos, em especial as meninas, busquem a liberdade em relacionamentos precoces.

A recomendação de trabalhar desde cedo os valores da mulher, da criança e adolescente, a importância das normas de gênero sobre a pratica(relacionada ao casamento), os fundamentos religiosos e envolvimento da família, em especial o pai, que apresenta o papel de cuidador e provedor do sustento e da proteção da família é de grande relevância.

Vocês sabiam que de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de 88 mil meninas e meninos, entre 10 e 14 anos, estão em uniões consensuais, civis e/ou religiosas, no Brasil. Na faixa etária de 15 a 17, o número chega a 567 mil, e com 18 ou 19 anos, mais de 1 milhão de pessoas já estão em uma união formal ou informal, isso é assustador! Pensar em crianças de 10 anos casadas?

Sei que centenas de milhares de famílias no mundo inteiro não podem contar com o privilegio de ter pai e mãe na criação dos filhos, que há milhares de mães que fazem também o papel de pai e milhares de pais que não contam com a presença da mãe na criação das crianças e nem por isso deixam de dar o melhor: atenção e carinho necessários, mas aos que podem contar com os dois, vamos deixar o orgulho de lado e mostrar que ambos são importantes na vida dos pequenos.

Nenhum comentário: