Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

8 de jan. de 2015

Habilitadas Com Medo de Dirigir


Post de 2010, que nunca foi postado!
A pedido de grandes amigas que ainda não conseguiram...


Bem, depois de uma loooonga ausência do meu blog, encontrei um ótimo tema para minha postagem. Sendo habilitada para dirigir desde 2002 e estando quase que totalmente distante do volante. Sentando sempre no lado direito do motorista e morrendo de raiva a cada vez que esperava horas pela carona do marido só por medo de enfrentar o transito...
          Então, tem exatos 9 meses que encaro o transito diariamente, algumas vezes trajetos bem longos, outras vezes, na maioria do tempo, o percurso de casa para escola das crianças e de lá para o trabalho e voltando. Nesse período de experiência presenciei  e participei  de alguns momentos traumatizantes: grandes fechadas, buzinadas, freadas, xingamentos...
enfim, quando nos dispomos a encarar de fato o volante diariamente, percebemos que somos "obrigadas" a nos colocar sob pressão e tensão o tempo todo.
          Eu pensava comigo: porque tenho que me colocar em uma situação onde fico tensa ? tendo que prestar atenção em minha volta, se o carro da frente freou, se o sinal mudou para o amarelo bem na hora que eu me aproximava do semáforo, se apareceu um pedestre dando com a mão para atravessar a faixa bem no momento que mudei de faixa e acabei de passar a 5 macha... caracas! Num é nada fácil estar online o tempo inteiro e ainda ficar atenta ao horário, pra não se atrasar, ao celular que está chamando ou recebendo mensagens confirmando aquela reunião importante... Para se ter coragem de dirigir, só mesmo com muita vontade ou uma real necessidade. Passei todos esses anos me apoiando e dependendo de "caronas" para ir e vir dos lugares, até que realmente fui obrigada, literalmente, a colocar as crianças no banco de trás e leva-las à escola, ou ninguém mais faria... a partir daí fui me encorajando e tomando outros rumos, até bem distantes, e pegando experiências... Certa vez estava num engarrafamento e uma senhora deu com a mão para atravessar a faixa, como eu estava bem encostada num ônibus, ele ultrapassou e eu fui logo atrás, sem perceber que a senhora atravessava, recebendo uma grande buzinada dos carros que estavam logo atrás, mas como já tinha feito a "besteira", segui em frente. Dois minutos após o incidente, uma viatura da policia rodoviária acionou a sirene e encostou bem atrás de mim... Imagine meu desespero! Eu parei o carro e fiquei dentro, aguardando o carro se aproximar de mim e o agente me dizer o que fazer. Como ele estava atrás, esperando o sinal abrir, eu fiquei totalmente parada e pensando: vou descer?  Caracas! O que eu faço? O sinal logo abriu e a viatura se aproximou de mim e logo perguntei qual era o problema? e ele respondeu: anda, minha filha! você está parando o transito! Está bem! Logo respondi e segui em frente dando graças a Deus que não era nada! Estão vendo como é difícil encarar esse stress? A sugestão é ter coragem de assumir o volante mesmo com medo, acreditar que Deus está no controle das nossas vidas e que nada de ruim vai acontecer... aprender que acidentes e incidentes pequenos acontecem todo tempo, até mesmo com motoristas bem experientes, que podemos nos acalmar, pois sempre aparece alguém para nos dar uma ajudinha com nossos pequenos erros.
          Também vinha as preocupações do marido se você bater o carro que acabou de comprar ou passar por um belo polimento...  Para tranquilidade de algumas, tem aquelas auto escolas com turmas específicas para habilitados que tem medo de encarar o transito... Eu mesma, depois de cinco anos de habilitada, paguei mais 10 aulas para treinar no Centro de Brasília, ao meio dia, no Setor de Rádio Sul, para ver se perdia o medo e nada! Enquanto o instrutor estava do meu lado, eu me sentia seguro, porem, quando estava só, não conseguia mais. Mas o tempo foi passando, e como disse, vai fazer um ano que dirijo initerruptamente... quando fazia faculdade, dirigia às vezes, pra igreja, e alguns pequenos percursos, mas nada que me deixasse orgulhosa! Como ir à outro estado sozinha... Isso me deu um tremendo orgulho...

Nenhum comentário: