Sejam bem vindos!

Bem-vindo ao meu blog, espero poder partilhar momentos e experiências com vocês.

A sua opinião e comentários são importantes para mim.

Sinta-se a vontade e participe!




Translate

1 de fev. de 2012

A Difícil Tarefa de Ser Mulher.

                                             



     Nossa! Verdadeiramente é muito difícil ser mulher, já o era, desde o passado, quando as mulheres não escolhiam seus maridos, e ainda assim deveriam ser mulheres prudentes e virtuosas com seus afazeres domésticos e os cuidados com os filhos, e olha que eram muitos, quanto mais os tinha, melhor era, para família e pelos elogios, principalmente se desse à luz ao primeiro filho, um belo varão para levar o nome da  família e assumi-la, caso acontecesse a morte do pai. As mulheres sempre tiveram tarefas difíceis e cansativas, porém estavam sempre disposta e trabalhando... Nós mulheres é que aprendemos desde cedo a cuidar da casa e ajudar a mãe nos afazeres domésticos, enquanto os meninos saem de carro com o pai, ou vão jogar bola com eles, ou, no máximo lavar o carro. Nós cuidamos dos irmãos mais novos, aprendemos a lavar, passar e cozinhar, e quando crescemos, temos a responsabilidade de conseguir um bom partido para se casar, ser boa mãe e esposa. Daí vem os namoros, as decepções, outros namoros e outras decepções, até acharmos o cara certo, e quem sofre e se desgasta nessa história, só são nós mesmas, e se alguma tiver engravidado nessa procura e não se casado, a situação fica ainda pior... (Gentem, não engravidem se não tem certeza do parceiro que escolheram, usem camisinha, até nos postos de saúde vocês encontram de graça!), Então casamos, começamos de novo... é preciso ser corajosa! Essa é a palavra! Como precisamos de coragem para viver nesse mundo! E eu digo nesse mundo, porque sempre foi assim,  repito, desde os tempos passados, desde a antiguidade e em outros povos, a mulher precisou e precisa ter garra para enfrentar a vida como solteira, casada, separada, viúva... E todas elas, cada uma do seu jeito, com suas dificuldades e conquistas, precisaram de coragem.
     A moça, por exemplo,  deve ser aquela garota respeitada, educada, estudiosa que fará um bom casamento e deverá ser ótima mãe.
A casada, por sua vez, essa então é a que mais se sacrifica, esperou tanto tempo pelo tal "príncipe encantado" sonhando com aquele amor que a sociedade apresenta, que os filmes de Hollywood mostram no cinema, entretanto, passam por dificuldades ainda  piores que as de uma mulher solteira: viver casada ao lado de um homem que sempre a deixa só, que em poucos anos de  casamento, ou até meses, se vê chorando pelos cantos da casa, por causa de um bofetão que o tal "príncipe" deu, ou, quando descobre aquela traição com aquela mulher muito mais nova que ela... Como é difícil ser mulher e perceber que o corpo foi modificado pela gravidez e pelo tempo, trazendo flacidez, estrias, gorduras... enquanto isso, nossos maridos permanecem do mesmo jeito, ou até melhores por causa do charme dos cabelos grisalhos...
     E a viúva, que precisa se adaptar há uma vida sozinha, depois de ter aprendido a viver acompanhada, durante  anos? precisa dar conta das despesas domésticas e da educação dos filhos, afinal, agora ela é mãe e pai ao mesmo tempo.
     A separada é aquela que foi deixada, abandonada... nossa! Essa para sociedade, e,( para muitos homens, não todos, claro!) é rejeitada de várias formas, pois tem a fama de largada, tem os filhos que o novo companheiro deve ajudar a cuidar e educar... Como é difícil nascer mulher...
      No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, uma das mais importantes datas conhecida nacionalmente, se deu pelo episódio trágico com várias mulheres, no ano de 1857, as operárias da fábrica têxtil Cotton, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma greve, em protesto contra uma jornada diária de 16 horas e baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões mandaram incendiar o prédio e 129 mulheres morreram queimadas. É assim que se faziam com as mulheres.
     Contudo, na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas nos tempos de hoje. Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizadas pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma mera participante das atividades sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o seu acesso às posições estratégicas em suas profissões.
      Então, para ser mulher é preciso coragem e amor, amor no marido, nos filhos, na profissão... E coragem para vencer tudo! E nós vencemos! Quem tem mais força do que uma mulher? Quem suporta dores insuportáveis e intermináveis durante a TPM? E a gravidez? carregar nove meses um filho, ou mais, dentro do ventre, acompanhando o crescimento e desenvolvimento dele, as insuportáveis dores do parto, as complicações de uma cesárea e depois quase morrer de chorar porque o filho desobedeceu e até te abandonou? Qual homem aguentaria isso? Acordar cedo, fazer o café das crianças, arrumar a lancheira, verificar se as tarefas de casa foram feitas, observar se a roupa do marido está passada direitinho, se a mamadeira do bebê foi feita, se estão em dia com os horários dos remédios que ele deverá tomar, se tiraram as roupas do varal, se foi feita a lista de supermercado e tantas outras responsabilidades...
     Realmente afirmo, novamente, que ser mulher, é a mais difícil tarefa da Terra, contudo, a mais prazerosa e satisfatória tarefa do Universo, pois, o privilégio de sentir outro ser dentro de nós, nenhum homem sentirá, e, se nossas vidas foram entregue ao Criador desse Universo, nossos príncipes serão sempre encantados, nossos filhos serão sempre uma benção, e, ainda que estejamos sozinha neste mundo, Deus cuidará de tudo! Ele sempre cuida... Ele se torna seu marido, seu pai, seu amigo... E estando com Ele, não precisa de mais ninguém!

     
Pensamento: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis.
                                                   (Provérbios 31.10)

Nenhum comentário: